Política e Administração Pública

Comissão aprova criação de cargos comissionados provisórios para grandes eventos

MP 640 será analisada agora nos Plenários da Câmara e do Senado.

13/05/2014 - 16:38   •   Atualizado em 13/05/2014 - 20:48

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Apreciação do relatório da Comissão Mista sobre a MP 640/14, que cria, em caráter temporário, as Funções Comissionadas de Grandes Eventos - FCGE e extingue Funções Comissionadas Técnicas - FCT. Relator da MP, dep. Gastão Vieira (PMDB-MA)
Gastão Vieira, relator da MP 640, rejeitou as emendas apresentadas.

A comissão mista sobre a criação de funções comissionadas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas (Medida Provisória 640/14) aprovou nesta terça-feira (13) o relatório do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA). O texto cria, em caráter provisório, 100 Funções Comissionadas de Grandes Eventos (FCGE), enquanto extingue mais de 500 Funções Comissionadas Técnicas (FCTs).

Pelo texto, as FCGEs se destinam ao exercício de atividade de direção, chefia e assessoramento na Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), criada pelo Ministério da Justiça. Ainda segundo a MP, esses cargos são privativos de servidores públicos efetivos e de militares no exercício na secretaria.

Em seu parecer, Gastão Vieira foi contra a aprovação das emendas apresentadas por parlamentares à MP.

Para o relator, a criação das funções comissionadas é importantíssima, pois são cargos temporários que irão suprir carência de mão de obra especializada no Ministério da Justiça. “É fundamental que tudo corra bem nos grandes eventos que aqui ocorrerão”, comentou Vieira, acrescentando que os cargos serão extintos após a realização das competições.

Após a criação das funções, o governo estima que ocorra um impacto anual de mais de R$ 9,1 milhões em 2014, e de mais de R$ 9,6 milhões em 2015.

Tramitação
A MP 640 segue agora para a análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Juliano Machado Pires
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 640/2014

Íntegra da proposta