Ciência, tecnologia e Comunicações

TVs legislativas querem intercâmbio com TV Câmara para cobertura das eleições

08/05/2014 - 21:17  

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Seminário - Panorama Nacional da Rádio e TV Legislativa Digital
Ministério das Comunicações: existem muitos processos de concessões para tevês e rádios legislativas em andamento.

Durante o seminário realizado na Câmara dos Deputados para discutir mecanismos que ampliem a parceria entre as tevês legislativas em todo o Brasil, os participantes concluíram que um dos desafios deste ano é afinar o intercâmbio entre as televisões estaduais e a TV Câmara na cobertura das eleições.

Um dos objetivos do seminário “Panorama Nacional da Rádio e TV Legislativa Digital” é mostrar a parlamentares e interessados no setor as formas de realizar essas parcerias.

O presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Rodrigo Lucena, destacou que a legislação eleitoral é muito clara com relação ao que pode e ao que não pode; e acrescentou que a entidade está trabalhando para dar conhecimento dessa legislação. “O que a gente quer é passar essa experiência, passar os cuidados que são necessários tanto na programação específica de cobertura quanto na programação do dia a dia, porque a própria atividade parlamentar exige uma série de cuidados em função de que os parlamentares também são candidatos."

Concessões
Rodrigo Lucena disse ainda que existe uma ansiedade muito grande por parte das emissoras legislativas em relação à liberação das concessões pelo Ministério das Comunicações.

O representante do ministério, Octavio Pieranti, explicou que já existe um número expressivo de concessões para tevês e rádios legislativas e que outros processos estão em andamento. "Hoje já existem 61 consignações para TV Digital para a Câmara dos Deputados que estabelece parceria nas pontas com as Assembleias Legislativas e com as Câmaras de Vereadores; e mais 23 emissoras de FM, várias dessas estão em fase de instalação, não estão ainda veiculando sua programação, mas já estão prontas ou quase prontas para começar a veicular."

Para o deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), a parceria entre as tevês legislativas e a TV Câmara permite ao cidadão acompanhar os acontecimentos políticos em tempo real. "O cidadão mora na cidade, no município. Ele precisa ter essa informação. Quando se melhora essa ferramenta, você passa a informar mais as pessoas e as pessoas participam muito mais da vida pública brasileira."

Rede Legislativa
O seminário também discutiu a implantação da Rede Legislativa de Rádio e TV digital e o reposicionamento dos canais. A Astral apresentou projeto de compartilhamento de produções audiovisuais, esclareceu dúvidas sobre projeto e montagem de uma emissora de TV e Rádio.

Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.