Agropecuária

Relatório do Banco Mundial coloca Brasil na 65ª posição em ranking de logística

08/05/2014 - 11:48  

O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Martin Aron, afirmou que o Brasil caiu 20 posições no ranking de logística, de acordo com relatório apresentado pelo Banco Mundial. Hoje, o País ocupa a 65ª posição, ao lado de outros 159 países. O relatório leva em conta a percepção dos empresários em relação à eficiência da infraestrutura de transporte.

Aron ressaltou a importância do agronegócio para a economia do País, mas disse é ainda é necessário o investimento no setor de transporte para destravar os gargalos de infraestrutura. Segundo o presidente da ABTTC, o saldo da balança comercial do agronegócio foi de U$ 33 bilhões.

Ele ressaltou o aumento da conteinerização de grãos. Segundo Aron, a movimentação de contêineres com produtos, que antes eram exportados ou importados apenas a granel (soltos no porão do navio), aumentou quase 400%, garantindo maior conservação de produtos armazenados até a entrega em outros países.

Aron participou de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos deputados para discutir os problemas de infraestrutura enfrentados pelo comércio externo brasileiro, principalmente no setor de logística e armazenagem.

O debate foi encerrado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.