Comissão Fiscalização Financeira ouve hoje BNDES sobre empréstimos à Odebrecht
07/05/2014 - 09:27
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle ouve hoje representantes do BNDES sobre a concessão de empréstimo à Construtora Odebrecht, para realização das obras do Porto de Mariel, em Cuba; o financiamento do Grupo JBS - Friboi; o Fundo Amazônico; o Plano de Investimentos do BNDES e a Medida Provisória 633/13. Vão participar da audiência o vice-presidente da instituição, Wagner Bittencourt de Oliveira, e a superintendente da área de Comércio Exterior, Luciene Ferreira Monteiro Machado.
A vinda do presidente do BNDES atende a requerimento do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA). Segundo o deputado, nos últimos anos, tem ganhado relevância a atuação internacional do (BNDES), financiando obras fora do País realizadas por empresas brasileiras.
“Surpreende a prodigalidade com que empréstimos e financiamentos têm sido concedidos a governo de países estrangeiros, quando sabemos das dificuldades que, internamente, os entes federativos (estados e municípios) enfrentam para obter recursos desta natureza para fins similares”, afirma.
O parlamentar também quer mais informações sobre o BNDES no que diz respeito a “manobras conhecidas no meio técnico como ‘contabilidade criativa’, a falta de transparência de sua política de concessão de crédito e a inexistência de avaliações objetivas dos resultados da chamada política de empresas ‘campeãs nacionais’”.
O debate será realizado às 11 horas, no plenário 9.
Da Redação - RL