Política e Administração Pública

Renan convoca reunião da Mesa do Senado para discutir CPI da Petrobras

Reunião ocorrerá nesta quarta-feira (30), a partir das 10 horas.

29/04/2014 - 14:55  

O presidente do Senado, Renan Calheiros, convocou a Mesa Diretora da Casa para uma reunião nesta quarta-feira (30), às 10 horas, a fim de discutir, entre outros assuntos, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

O Supremo Tribunal Federal até agora não enviou ao Legislativo a comunicação de que a ministra Rosa Weber concedeu medida liminar favorecendo a CPI exclusiva desejada pela oposição.
Em épocas passadas, o comunicado da concessão de uma medida liminar, até que se verificasse a manifestação do plenário do Tribunal, era enviada ao Legislativo imediatamente, mesmo por fax.

No caso da CPI da Petrobras, o documento ainda não chegou, embora a assessoria daquela Corte tenha informado que a decisão já foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico.

Nessa reunião da Mesa Diretora, os senadores devem colocar na discussão também a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) que acatou o entendimento de Renan Calheiros favorável a uma CPI que contemple não só irregularidades na Petrobrás, mas também os contratos referentes aos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. A decisão da CCJ está na ordem do dia do Plenário.

91% defendem CPI
A fim de pressionar pela instalação dessa CPI, deputados da oposição se reuniram nesta terça-feira (28) na Câmara incentivados pelo resultado de uma pesquisa, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A pesquisa aponta que 91% dos entrevistados que acompanham ou somente ouviram falar do caso defendem a CPI da Petrobras. Eles disseram que vão cobrar de Renan a instalação da CPI.

Da Redação - NA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.