Deputados vão à China reforçar laços políticos entre os dois países
08/04/2014 - 14:25 • Atualizado em 08/04/2014 - 14:36

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, e uma comitiva de seis parlamentares viajam para a China na próxima sexta-feira (11) a convite do governo chinês.
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve nesta terça-feira na Câmara para apresentar a programação preparada para a comitiva brasileira e afirmou que a visita será um dos principais eventos da relação política entre os dois países neste ano, que simboliza o 40º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre Brasil e China.
“É muito importante essa visita, de mais alto nível, para fortalecer as relações políticas entre os dois países e intensificar seus entendimentos”, declarou Jinzhang.
Ele lembrou que o presidente chinês, Xi Jinping, também fará uma visita de Estado ao Brasil, durante o encontro dos chefes de Estado dos Brics – grupo de países emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – previsto para ocorrer em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho. Na ocasião, Xi Jinping também deverá visitar a Câmara dos Deputados.
Parcerias
No encontro com o embaixador, Henrique Eduardo Alves destacou as parcerias que foram realizadas em diversas áreas entre os países nos últimos anos e acrescentou que espera aumentar a aproximação entre os parlamentos dos dois países com a visita.
Em relação à visita do presidente Chinês, Alves ressaltou a importância de ele comparecer à Câmara para poder “mostrar não só às autoridades, mas a todo o povo brasileiro, representado pelos deputados, a importância da relação entre os dois países”.
Durante sete dias na China, os parlamentares brasileiros se reunirão com o presidente da China, Xi Jinping; com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang; com o secretário do Partido Comunista da China em Pequim, Guo Jinlong; com o presidente da Assembleia Popular da Província de Shaanxi, Zhao Leji; e com o presidente da Assembleia Municipal de Xangai, Liu Yungeng. Também haverá reunião com o embaixador do Brasil na China, Valdemar Carneiro Leão.
Participantes
Antes do desembarque na China, a comitiva fará uma escala técnica em Dubai, nos Emirados Árabes, onde será realizada uma reunião com o embaixador brasileiro naquele país, João de Mendonça Lima Neto, no dia 12. Em Dubai, a delegação vai ficar no Hotel Kempinski. Os parlamentares retornam ao Brasil no dia 20 de abril.
Acompanham o presidente Henrique Eduardo Alves na visita à China os deputados Marco Maia (PT-RS), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Osmar Jr. (PCdoB-PI), que é presidente do grupo parlamentar Brasil-China, e Felipe Maia (DEM-RN).
Da Redação - NA
Com informações da assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.