Pedido da CPI da Petrobras é lido no plenário do Senado
01/04/2014 - 17:46
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) leu há pouco, a pedido do presidente do Senado, Renan Calheiros, o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A partir da leitura, os senadores podem retirar a assinatura até às 23h59 desta terça-feira (1º).
O requerimento, apresentado inicialmente pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), pede a investigação pela CPI de quatro fatos:
- a "negociata" da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos;
- se funcionários da Petrobras receberam propina de uma empresa holandesa para fechar contratos de aluguel de plataformas do pré-sal;
- a suspeita de superfaturamento de refinarias; e
- o lançamento de plataformas sem todos os equipamentos de segurança.
A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) apresentou questão de ordem criticando a quantidade de fatos "diversos" listados no requerimento. Segundo ela, é preciso que haja fato determinado para a instalação de uma CPI, como determina o Regimento Interno do Senado.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou que responderá à questão de ordem nesta quarta-feira (2).
Ação do governo
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou mais cedo que o governo ainda acredita na possibilidade de impedir a criação da CPI da Petrobras. “Vamos continuar trabalhando com a ideia de não haver CPI. Estamos discutindo qual a melhor estratégia. Hoje vai ter coisa nova, vamos definir ainda hoje”, disse o senador.
Para ele, a CPI proposta no Senado tem objeto de investigação muito amplo, o que é questionado pelos governistas.
Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado