PT concorda com CPMI da Petrobras se investigação for ampliada, diz líder do partido
A estratégia do partido é tentar incluir no âmbito de investigação da CPMI suspeitas de cartelização e fraude no sistema de trens e metrô de São Paulo e eventuais irregularidades no porto de Suape (PE).
27/03/2014 - 18:29 • Atualizado em 28/03/2014 - 12:31

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), afirmou nesta quinta-feira (27) que o partido vai assinar o pedido para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, pela Petrobras.
Segundo ele não haverá impedimento na participação dos deputados do partido no colegiado. Mas, Vicentinho informou que vai propor um adendo à CPI para que casos de corrupção e desvios de recursos de governos da oposição também sejam investigados.
"Vamos passar o Brasil a limpo”, afirmou o deputado em entrevista coletiva no Salão Verde da Câmara dos Deputados. “O que nós pretendemos, e vou levar para minha bancada na próxima terça-feira, é a proposta de incluir um adendo nessa CPI para investigar os casos da [multinacional] Alstom [no metrô] de São Paulo, casos como [o do porto pernambucano] de Suape. Vamos obter informações de denúncias que surgem por aí. Vamos saber o que aconteceu com a Cemig [Centrais Elétricas de Minas Gerais]."
Segundo Vicentinho se o adendo não for aceito, o PT vai propor uma outra CPI para investigar essas denúncias. Para o deputado, a CPMI tem caráter eleitoreiro.
No Senado
Em entrevista nesta quinta-feira, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) também afirmou que pensa na possibilidade de pedir a inclusão do caso Alstom, envolvendo contratos do metrô de São Paulo, nas investigações da CPI da Petrobras.
Pela manhã, a oposição protocolou requerimento de criação da CPI com 28 assinaturas de senadores. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que a instalação da CPI é inevitável. Segundo o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), a oposição já tem o apoio de 178 deputados para instalar uma CPI na Câmara - sete a mais do que o necessário.
Investigações
Vicentinho lembrou que o caso da compra da refinaria no Texas pela Petrobras já está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas da União e pela própria Petrobras.

Reportagem – Karla Alessandra
Edição – Newton Araújo