PMDB votará a favor de audiências para explicar compra de refinaria pela Petrobras
No entanto, o partido não apoia novo requerimento de CPI para investigar a operação
25/03/2014 - 18:41

O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha, afirmou nesta terça-feira que a bancada votará a favor de qualquer requerimento de convocação ou convite de autoridades para esclarecer, em qualquer comissão da Câmara, a operação de compra, pela Petrobras, da refinaria de petróleo localizada na cidade de Pasadena, no estado do Texas (EUA).
“O PMDB quer a transparência e quer a investigação de todos os atos considerados irregulares”, disse. Porém, segundo ele, os parlamentares do partido não deverão assinar novo pedido de comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a operação.
Ele ressaltou que já existe um pedido de CPI protocolado na Câmara há mais de ano sobre a compra da refinaria de Pasadena, o qual foi assinado por vários parlamentares do PMDB.
Essa comissão não foi instalada porque o Regimento Interno da Câmara só admite o funcionamento simultâneo de até cinco CPIs, e a da Petrobras era a 23ª da fila. “Neste momento, não se apresenta nenhum mecanismo que permita essa instalação”, afirmou.
Relação com o governo
Em relação à articulação política do PMDB com o governo, Cunha afirmou que “não houve nem melhora nem piora nessa relação”.
Reportagem – Lara Haje
Edição - Newton Araújo