Deputados prorrogam por 30 dias trabalhos da CPI do Tráfico de Pessoas
A pedido do presidente da comissão, Arnaldo Jordy, as atividades prosseguirão até o dia 30 de abril.
13/03/2014 - 12:01
O funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas foi prorrogado por mais 30 dias. A ampliação do prazo foi aprovada nesta quinta-feira pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
Autor do requerimento de prorrogação e presidente da CPI, o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) argumentou que, apesar dos esforços, não foi possível alcançar as metas propostas pela comissão. Essa é a sétima prorrogação da CPI, que funcionará até 30 de abril.
A CPI investiga causas, consequências e os responsáveis pela prática do tráfico de pessoas no País no período de 2003 a 2011.
Consequências
Mesmo favoráveis à proposta, os deputados Lincoln Portela (PR-MG) e Izalci (PSDB-DF) alertaram para as consequências de inúmeras prorrogações, que acabam impedindo a instalação de outras CPIs. O Regimento Interno da Câmara não permite o funcionamento de mais de cinco comissões parlamentares de inquérito simultâneas.
Por falta de acordo entre líderes partidários, o requerimento de prorrogação da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por 120 dias não foi votado. O prazo para os trabalhos da CPI se encerra no dia 22 de abril.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi