Direitos Humanos

Congresso tem programação especial pelo Dia Internacional da Mulher

10/03/2014 - 08:22   •   Atualizado em 10/03/2014 - 10:30

Divulgação/Agência Brasil
Direitos Humanos e Minorias - Mulheres  - Ato em Brasília defesa da Lei Maria da Penha
Concurso de vídeos sobre a Lei da Maria da Penha é uma das atrações previstas.

Como parte da programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal organizaram diversas comemorações alusivas ao dia 8 durante o mês de março.

Na terça-feira (11), está previsto um ato de apoio à inclusão na pauta do Plenário do projeto (PLP 275/01, do Senado) que permite que as mulheres policiais se aposentem depois de 25 anos de contribuição à Previdência Social, desde que estejam há pelo menos 15 anos na carreira. O evento será no Hall da Taquigrafia, às 14 horas.

Às 17 horas, também da terça, o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara lança a publicação "Reflexões sobre Diversidade e Gênero", da Edições Câmara. O lançamento será precedido de palestra da deputada Iriny Lopes (PT-ES) sobre a busca de igualdade no mundo do trabalho.

Maria da Penha
Na quarta-feira (12), a bancada feminina se reúne, na sala de reuniões da Mesa Diretora, às 17 horas, com os vencedores da 2ª edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06). Em seguida, será realizada a cerimônia de premiação da mostra, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.

No dia 18, as mulheres poderão participar de uma palestra de apresentação da luta Krav Magá, reconhecida como arte de defesa pessoal. Sob o título, “Mulheres e Cuidados Defensivos: o Krav Magá”, a palestra será ministrada no auditório Nereu Ramos, às 10 horas.

Participação política
Nesse mesmo dia, no Hall da Taquigrafia, a Secretaria da Mulher da Câmara lança a plataforma “Mais Mulheres no Poder”, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O documento é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina do Congresso Nacional.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/03/comapalavra-Ent-RosinhadaAdefal-10032014.mp3' _fcksavedurl='http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Radio/2014/03/comapalavra-Ent-RosinhadaAdefal-10032014.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Em entrevista à Rádio Câmara, a deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) falou sobre a luta pela igualdade de gênero.

A publicação tem como objetivo aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão, além de apresentar princípios orientadores que poderão ser incorporados nas plataformas de candidatas e candidatos nas próximas eleições.

Diversos temas serão debatidos, como igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; educação para igualdade e cidadania; saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as cidadãs; fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; desenvolvimento sustentável com igualdade econômica e social; direito à terra com igualdade para as mulheres do campo e da floresta; cultura, esporte, comunicação e mídia; e enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia.

Da Redação – MO
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 275/2001

Íntegra da proposta