Ciência, tecnologia e Comunicações

TV Câmara produz interprogramas sobre descarte de resíduos sólidos

Atração é exibida nos intervalos da programação do canal.

19/02/2014 - 20:08  

Divulgação/ ABr - Fabio Pozzebom
Saúde - Remédios - Medicamentos - Cartela de comprimidos
O descarte de medicamentos vencidos é um temas abordados pela série.

A TV Câmara está produzindo uma série de interprogramas sobre descarte responsável, intitulada "O Que Você Faz?". A ideia é explicar a logística reversa de forma didática, para que o cidadão se conscientize sobre a melhor forma de fazer o descarte de cada resíduo sólido.

A atração mostra, por exemplo, que as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, um metal pesado, na forma de vapor – altamente tóxico. E que o óleo de cozinha usado pode servir para a fabricação de sabão. Além disso, revela que, apesar de o Brasil ser um dos países do mundo que mais reciclam garrafas PET, duzentas mil toneladas delas são descartadas nos lixões todos os anos. Outra preocupação é informar para a população o que fazer com os medicamentos vencidos.

Esses são os temas dos quatro primeiros episódios da série: “Óleo de Cozinha”, “Garrafas PET”, “Lâmpadas Fluorescentes” e “Medicamentos Vencidos”. Os interprogramas são exibidos nos intervalos da programação da TV Câmara.

Equipe
“O Que Você Faz?” tem uma linguagem simples e bem-humorada. Animação em stop motion, cenas de ficção, videografismos divertidos e trilha sonora no estilo beatbox são usados como recursos para apresentar dados estatísticos importantes e muitas dicas de como descartar o lixo de forma correta e sustentável.

A série conta com: roteiro e direção de Marcya Reis; produção de João Gollo; imagens de Cláudio Adriano, Cícero Bezerra e Flávio Estevam; edição e finalização de Guem Takenouchi, Felipe Barbosa e Diego Cajueiro; arte de Tiago Keise e Pedro Mafra; trilha sonora de Alberto Valério.

Da Redação - MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.