Agropecuária

Marcha do MST na Praça dos Três Poderes tem confronto entre PMs e militantes

Manifestantes reivindicam a ampliação da política de reforma agrária do governo.

12/02/2014 - 18:17   •   Atualizado em 12/02/2014 - 22:40

Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
Manifestação dos Sem-Terra na Esplanada dos Ministérios
Cerca de 15 mil representantes do MST ocuparam o gramado em frente ao Congresso Nacional nesta tarde.

Uma confusão entre policiais militares (PMs) e militantes marcou a marcha de 15 mil manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na Praça dos Três Poderes nesta tarde (12). Um jovem do MST ficou ferido na cabeça e foi socorrido pelos bombeiros minutos depois.

Os manifestantes reivindicam a ampliação da política de reforma agrária do governo federal. Eles participam do 6º Congresso Nacional do MST, que celebra os 30 anos do movimento. Depois de passarem pela Praça dos Três Poderes, os manifestantes seguiram em marcha em direção ao local do encontro, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha.

Assista reportagem da TV Câmara sobre a manifestação dos sem terra.

Os principais objetivos do congresso do MST são discutir e fazer um balanço crítico da atual situação do movimento, traçar novas formas de luta pela terra, pela Reforma Agrária e por transformações sociais.

Outro jovem foi detido por policiais em frente ao Palácio do Planalto e está na 1ª Delegacia de Polícia, de acordo com o deputado Padre João (PT-MG), que acompanhou a marcha. O parlamentar criticou a ação policial.

A polícia chegou a usar gás lacrimogênio para revidar manifestantes que atiravam pedaços de madeira. Segundo os manifestantes, o incidente foi o único problema ocorrido nos mais de cinco quilômetros de caminhada.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.