STF informa à Câmara que autorizou prisão de deputado Pedro Henry
13/12/2013 - 12:48
A Câmara dos Deputados foi informada na manhã desta sexta-feira (13), por meio de ofício do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, sobre o encerramento do processo do deputado Pedro Henry (PP-MT), um dos réus no processo do mensalão. A Polícia Federal já foi autorizada a prender o deputado, que pode se entregar a qualquer momento.
Henry foi condenado a sete anos e dois meses de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
No documento encaminhado ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, o ministro Joaquim Barbosa comunica que a Corte negou o recurso apresentado pela defesa do deputado, que pedia redução de pena, por considerá-lo instrumento “meramente protelatório" da sentença.
Segundo a Secretaria Geral da Câmara, a abertura do processo de cassação do deputado será decidida em reunião da Mesa Diretora já agendada para a próxima quarta-feira (18). Caso o deputado decida renunciar antes, a exemplo dos ex-deputados José Genoino (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também foram condenados no caso mensalão, o processo será arquivado.
Da Reportagem - DC