Comissão de Educação aprova semana nacional sobre lábio leporino
05/12/2013 - 19:34

A Comissão de Educação aprovou proposta (PL 339/07) que estabelece a Semana Nacional de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-Palatina, a ser comemorada na segunda semana de novembro.
Conhecida popularmente como lábio leporino ou goela de lobo, a fissura labial e a fenda palatina podem ser detectadas na 14ª semana de gestação e devem ser corrigidas de preferência até os cinco anos de idade. A fissura lábio-palatina quando não é corrigida causa alterações na fala e na audição.
Capacitação
Entre as atividades propostas para a segunda semana de novembro está a capacitação de servidores públicos para ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com fissura lábio-palatina.
A proposta para a criação da semana nacional já foi aprovada pela Câmara, mas como sofreu alterações no Senado, está sendo novamente analisada pelos deputados.
Preconceito
O relator na Comissão de Educação, deputado Chico Alencar (Psol-RJ), lembrou que as crianças com essa deficiência sofrem preconceito por parte da sociedade e por isso a criação de uma semana nacional é importante para conscientizar a população. "Significa mais entendimento do problema pelos especialistas e mais acolhida da questão na perspectiva humanista por parte de todos nós."
A presidente da Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labial, Regina Valentim, destacou que o tratamento da fissura lábio-palatina deve ser feito por uma equipe multidisciplinar capaz de corrigir os aspectos externos e auxiliar nos prejuízos causadas pela má formação dos lábios e do palato.
"Ela não é uma má formação estética, ela é uma má formação também funcional porque traz comprometimentos na comunicação, muitas vezes a fissura no rosto também traz algumas discrepâncias que precisam ser tratadas durante longos anos."
Tramitação
O projeto já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família e ainda será votada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Karla Alessandra
Edição – Regina Céli Assumpção