Política e Administração Pública

Oposição pede perda de mandato e diz que renúncia acaba com desgaste

03/12/2013 - 17:08  

Para líderes da oposição, a renúncia do ex-deputado José Genoíno (PT-SP), que cumpre pena por corrupção no processo do mensalão, acaba com o desgaste da Câmara dos Deputados. Eles cobraram que a perda do mandato de outros deputados condenados seja declarada imediatamente, sem a necessidade de processo interno.

O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), disse que a renúncia encerra a possibilidade de "deputado presidiário". "A renúncia definitivamente acaba com esse processo na Câmara, e não teremos o desgaste da Casa, que ficaria com a história do deputado presidiário sendo processado internamente sem saber quando seria julgado", disse.

Bueno defendeu, no entanto, uma eventual aposentadoria de Genoíno. "A renúncia não tem a ver com a aposentadoria, a aposentadoria é uma questão legal", disse.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse esperar que os outros três condenados – João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP) –, também renunciem. "Essa Casa já deveria ter cumprido a decisão do Supremo Tribunal Federal e ter dado os condenados como cassados. Espero que os outros também tenham o bom senso de caminhar por esse trajeto para poupar a Casa de desgaste", disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.