Relações exteriores

Comissão aprova acordo de cooperação econômica e comercial com a Bulgária

02/12/2013 - 17:33  

Reprodução Tv Câmara
Dep. Iara Bernardi (PT-SP)
Iara Bernardi: Brasil e Bulgária vão estimular o intercâmbio em áreas de interesse comum.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (27) o texto do acordo de cooperação econômica e comercial firmado entre o Brasil e a Bulgária. Os termos do acordo foram definidos em outubro de 2011 na capital búlgara, Sófia, durante visita da presidente Dilma Rousseff, cujo pai, Pedro Rousseff, é búlgaro naturalizado brasileiro. O acordo tramita na Câmara como o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1412/13.

Relatora na comissão, a deputada Iara Bernardi (PT-SP), defendeu o acordo argumentando que as relações econômicas bilaterais entre os países ainda são pouco representativas, com um fluxo comercial de apenas US$ 147 milhões.

“O instrumento destina-se a constituir uma base jurídica e institucional sobre a qual se desenvolverão tais relações. Assim, Brasil e Bulgária buscarão nos próximos anos identificar e estimular o intercâmbio em áreas de interesse comum”, disse Bernardi.

Aviões da Embraer
Pelo acordo, ficam definidos os setores prioritários no processo de cooperação econômica e comercial, assim como os compromissos e medidas que poderão vir a ser adotados para expandir e intensificar as relações entre os dois países.

A deputada lembra que a Bulgária importa do Brasil principalmente minérios, fumo, café e açúcar, e o país representa apenas 0,05% do total das exportações brasileiras.

Um dos casos de avanço nas relações econômicas bilaterais ocorreu em 2012, quando a Bulgária Air encomendou nove aviões da Embraer. Os primeiros Embraer-190 que integrarão a frota da Bulgária Air já foram entregues; outros cinco serão entregues até o final de 2014.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1412/2013

Íntegra da proposta