Educação, cultura e esportes

Audiência na Câmara discute situação de paratletas brasileiros

21/11/2013 - 09:01  

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados discute hoje a situação das pessoas com deficiência que se dedicam ao paradesporto no Brasil. Entre outros pontos, o debate abordará as possibilidades de investimento público para os paratletas de alto rendimento e a necessidade de garantia de uma vida digna após o encerramento de sua carreira esportiva.

A deputada Rosinha da Adefal (PTB-AL), que propôs a reunião em conjunto com os deputados Valadares Filho (PSB-SE) e Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou que a proximidade dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, ressalta a importância de os órgãos públicos competentes ajudarem os paratletas, tanto no treinamento para competições quanto no planejamento da sua aposentadoria.

“É preciso criar mecanismos que assegurem a dignidade desses esportistas, que, na ativa, conquistam a duras penas títulos e medalhas para o Brasil e, depois, caminham para um fim da carreira sem qualquer apoio”, disse Rosinha. “Muitos encerram seus dias vivendo de favores de parentes e amigos, invisíveis para o Estado”, acrescentou a parlamentar.

Debatedores
Foram convidados para a audiência:
- o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ivaldo Brandão;
- a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes;
- o paratleta de natação Clodoaldo Silva;
- o superintendente nacional de Promoções e Eventos da Caixa Econômica Federal, Gerson Bordignon; e
- representantes do Ministério do Esporte.

A reunião será realizada às 9h30, em Plenário 5.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.