Câmara lança publicação sobre convergência e integração na comunicação pública
12/11/2013 - 22:14 • Atualizado em 13/11/2013 - 17:45

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Câmara dos Deputados lançou, nesta terça-feira (12), a publicação "Convergência e Integração na Comunicação Pública". O livro traz uma reflexão sobre as novas tendências da comunicação pública no País, tendo em vista as inovações tecnológicas que impõem aos profissionais da área o desafio de produzir conteúdos a partir da convergência de mídias.
Para o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Sérgio Chacon, o livro retrata um trabalho pioneiro na área de comunicação institucional. “A Câmara fez uma reforma ousada. A nossa comunicação é um exemplo para outros países”.
Sérgio Chacon acrescentou que a reforma é inovadora e que “por isso mesmo está sujeita a pequenos ajustes, naturais em todos os processos de mudança. Agora, na sua essência, no que é mais importante, ela já está implantada. Estamos agora avaliando essa reforma e fazendo os devidos ajustes, para que ela vá em frente”.
Integração das equipes
A publicação relata o processo de reestruturação da Secom, concluído em 2012. As mudanças trouxeram a integração das equipes do jornal, da agência de notícias, da rádio e da TV Câmara, que agora trabalham em um único ambiente. Evelin Maciel, organizadora da publicação, resumiu as mudanças: “A gente tinha três serviços de pauta, três serviços de produção, três serviços de reportagem, o que gerava muito retrabalho, e tudo isso foi reorganizado”.

Também foram revistas as rotinas da área de Relações Públicas e das atividades culturais da Câmara. No processo, grupos de trabalho compostos por servidores dos diferentes setores levaram em conta a experiência dos veículos da Casa nos últimos 15 anos e observaram os modelos adotados pelas empresas de comunicação, assim como as formulações teóricas sobre comunicação pública.
Novos setores
Sueli Navarro, ex-diretora da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, explicou a importância do projeto. “Foi um trabalho de vanguarda, de gestão, porque antes a gente tinha vários veículos de comunicação trabalhando isoladamente, de costas um para o outro. Com as novas tecnologias, a gente pôde juntar as formas de produção: produzir para a internet, para a televisão, para a rádio e para as redes sociais”.
As equipes que já atuavam na Secom foram reorganizadas em novos departamentos e coordenações, que refletem as mudanças nas rotinas de produção e veiculação de conteúdos. Entre as novidades, está a criação da Coordenação de Participação Popular e da Rede Legislativa de TV e Rádio, além da reformulação do antigo Espaço Cultural, que agora chama-se Centro Cultural Câmara dos Deputados.
O deputado Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara, destacou a importância das mudanças para o cidadão, que com a integração entre os veículos passou a ter acesso a mais informações. “A integração permitiu que a Câmara passasse para a sociedade uma visão mais articulada e integrada do papel do Parlamento no fortalecimento da democracia”, disse.
Da Redação - RCA