Projeto obriga bares e restaurantes a deixar os clientes visitarem a cozinha
25/10/2013 - 11:50
Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados obriga os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como bares e restaurantes, a autorizar os clientes a visitar as instalações das cozinhas durante o horário de expediente. A medida está prevista no Projeto de Lei 5938/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB).
O texto, no entanto, permite a esses estabelecimentos restringir o acesso em horários de maior atividade, determinar o número máximo de visitas simultâneas e ainda obrigar o cliente a vestir roupas e acessórios obrigatórios aos profissionais de cozinha.
Major Fábio afirma que o acesso à cozinha fará com que os clientes possam constatar por si mesmos as condições das instalações, dos utensílios, dos alimentos e do pessoal encarregado da higiene e do preparo dos alimentos.
O autor destaca ainda que a higiene física e mental das pessoas é fundamental para a prevenção de doenças e acrescenta que “uma parte importantíssima da higiene física é o cuidado com os alimentos”.
Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e passará pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Dourivan Lima