Educação, cultura e esportes

Audiência debate instituição do Dia Nacional do Cerco da Lapa

29/10/2013 - 09:18  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para debater a instituição do Dia Nacional do Cerco da Lapa, solicitada pelos deputados Leopoldo Meyer (PSB-PR) e Rosane Ferreira (PV-PR). A intenção dos deputados é lembrar o episódio ocorrido nessa cidade paranaense durante a Revolução Federalista, no Século XIX, considerado decisivo para consolidação do governo do segundo presidente da República, Floriano Peixoto.

Os deputados lembram que “logo após a Proclamação da República, movimentos contrários ao regime presidencialista e sua busca pela descentralização do poder estatal culminaram na Revolução Federalista, organizada pelo Rio Grande do Sul e proliferada por diversos estados brasileiros, com o objetivo final de destituir Floriano Peixoto da Presidência do Brasil”.

O ponto crucial para a vitória das tropas legalistas, segundo eles, “se deu em um memorável episódio militar ocorrido em 1894, chamado Cerco da Lapa, quando a pequena cidade da Lapa, no Paraná, resistiu bravamente por 26 dias, com seus 639 homens – dentre civis e militares–, a um cerco mantido por mais de três mil combatentes. A dura resistência da cidade deu a Floriano Peixoto tempo suficiente para reunir forças e deter as tropas federalistas”, acrescentam.

Na cidade, concluem os deputados, “ainda existe um enorme acervo histórico e cultural que mantém preservada a história de uma batalha lendária, os costumes da época e a memória de nossos heróis”.

Participantes
Foram convidados para a audiência:
- o mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor da Universidade Positivo, Marcos Dias de Araújo;
- a prefeita da Lapa, Leila Aubrift Klenk;
- o secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana; e
- o comandante do l5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado do Exército Brasileiro, tenente-coronel Marcelo Maia Chiesa.

O debate está marcado para as 14h30, no Plenário 10.

Da Redação – DL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.