TV Câmara de Porto Alegre oficializa ingresso na Rede Legislativa de TV Digital
TV Câmara, TV Senado, TV Assembleia e TV Câmara Municipal estão em sinal digital, aberto e gratuito no município.
21/10/2013 - 08:48

A Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Câmara Municipal de Porto Alegre assinam hoje acordo para participação da TV legislativa local na Rede Legislativa de TV Digital. A cerimônia está marcada para as 15 horas, no gabinete da presidência da assembleia legislativa.
Com a assinatura do acordo, Porto Alegre passa a integrar oficialmente o grupo de capitais que está no ar em sinal digital com quatro emissoras legislativas em um mesmo transmissor. Nesse caso, as quatro emissoras são a TV Câmara (61.1), que iniciou sua transmissão na capital gaúcha há um ano; a TV Senado (61.3); a TV Assembleia do Rio Grande do Sul (61.2); e a TV Câmara Municipal de Porto Alegre (61.4), que está no ar em caráter experimental há dois meses e agora oficializa seu ingresso à Rede Legislativa.
É a chamada multiprogramação, recurso que permite a transmissão de quatro emissoras independentes de televisão em um mesmo canal. As outras capitais nessa mesma situação são Fortaleza e São Paulo.
Pelo acordo a ser firmado, a Câmara dos Deputados investiu R$ 3 milhões na compra dos equipamentos para a transmissão digital e a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal se responsabilizaram pelas despesas operacionais e de manutenção.
"A grande vantagem da rede legislativa é o compartilhamento de equipamentos e a redução dos custos da operação. Assim, vamos universalizar o sinal da TV Câmara e das TVs legislativas parceiras e fazer com que cada cidadão brasileiro possa acompanhar diretamente os trabalhos do Parlamento, ampliando a transparência e a participação popular", defende a presidente do Comitê Gestor de TV digital da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro.
Parcerias
A TV Câmara, em parceria com as assembleias legislativas ou com as câmaras municipais, já está no ar em sinal aberto, gratuito e digital em 20 cidades: São Paulo, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Cuiabá (MT), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), São Luís (MA), Barretos (SP), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP), Jaú (SP), Jacareí (SP), Piracicaba (SP), Tupã (SP), Sete Lagoas (MG) e Uberaba (MG).
São cerca de 42 milhões de pessoas com acesso à programação da Câmara.
O projeto da Câmara dos Deputados é levar a Rede Legislativa de TV Digital a todas as cidades do País. A Câmara e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vão realizar um workshop no dia 1º de novembro para orientar as câmaras municipais interessadas em fazer parte desse projeto. Mais informações pelo e-mail redelegislativa@camara.leg.br ou pelo telefone (061) 3216-1500.
Da Redação – ND
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados