Relações exteriores

Deputados querem que brasileira responda processo na Rússia em liberdade

09/10/2013 - 18:37  

Leonardo Prado
Henrique Fontana
Requerimento apresentado por Fontana será encaminhado ao governo russo.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai encaminhar um pedido ao governo russo para que a brasileira Ana Paula Maciel, presa durante um protesto do Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico e acusada de pirataria, responda ao processo em liberdade. O requerimento, do deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (9).

De acordo com o presidente da comissão, Nelson Pellegrino (PT-BA), o pedido será encaminhado ao governo russo por meio do embaixador da Rússia no Brasil, Sergei Pogóssovitch Akopov.

Ana Paula, que é bióloga e militante do Greenpeace, foi detida em Murmansk, no Norte da Rússia, no final de setembro último. No total, 30 pessoas de diferentes países foram presas.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos começou a recolher hoje assinaturas de parlamentares pela libertação de Ana Paula. As assinaturas serão coletadas até semana que vem quando o documento também será entregue ao embaixador da Rússia no Brasil.

Protesto
Em uma campanha contra a exploração petrolífera no Ártico, iniciada pela Rússia e parceiros ocidentais, ativistas do Greenpeace tentaram escalar uma plataforma da empresa de energia russa Gazprom no Mar de Barents. A empresa é a maior exportadora de gás natural do mundo.

Eles eram tripulantes do navio quebra-gelo Arctic Sunrise. Guardas costeiros russos impediram os ativistas e dispararam tiros de advertência com armas automáticas, de acordo com a OnG.

Segundo o deputado Fontana, “a ação dos ativistas do Greenpeace na plataforma da Gazprom no Mar de Barents foi inteiramente pacífica e consistia, basicamente, na colocação de cartazes alertando sobre os perigos da exploração de petróleo no Ártico. Também carece de fundamento jurídico a acusação de que tais ativistas pacíficos seriam piratas”, disse.

Da Redação/RL
Colaboração – Caroline Pompeu

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.