Conselho de Ética vota parecer do caso Leréia e abre processo contra Donadon
11/09/2013 - 09:19
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se hoje, às 14h30, para votar o parecer do deputado Sérgio Brito (PSD-BA), relator do processo contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO). Também será instaurado o processo contra o deputado Natan Donadon (sem partido-RO), com sorteio de lista tríplice para a escolha do relator do caso.
Leréia está sendo processado por suspeitas de ligação com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Sérgio Brito assumiu a relatoria do caso depois da desistência do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), que alegou “elevada carga de trabalho e impossibilidade de dedicação adequada ao caso”.
O Conselho de Ética já rejeitou o parecer do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), que pedia a perda de mandato de Leréia. Com isso, o novo relator deverá apresentar o parecer vencedor, sugerindo a absolvição ou a aplicação de penas alternativas, como sanção por escrito ou suspensão.
Donadon
O processo contra Donadon foi instaurado a pedido do PSB, que entrou com uma representação contra o deputado no Conselho de Ética, por quebra de decoro parlamentar, logo depois da votação no Plenário em que não foi alcançado o número de votos suficiente para sua cassação. Antes do Plenário, o processo contra Donadon havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e não pelo Conselho de Ética.
O líder do partido, Beto Albuquerque (RS), disse que esta é chance de a própria Câmara reparar seu erro. A Secretaria-Geral da Mesa avaliou que o pedido do PSB é regimental e encaminhou a representação ao Conselho de Ética.
A reunião será realizada no Plenário 1.
Da Redação/DC