Audiência avalia programa de incentivo à indústria automobilística
28/08/2013 - 08:41
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promove audiência pública nesta manhã sobre os resultados do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).
O programa, lançado por decreto (7.819/12) no ano passado, tem o objetivo de criar condições de competitividade entre as empresas e incentivar a fabricação de veículos mais econômicos e seguros. Para participar, as empresas deveriam se comprometer com uma série de metas, como contrapartida pela redução de tributos. Entre as principais diretrizes do Programa, estão a redução do consumo médio de combustível e a comprovação de investimento em pesquisa, particularmente na questão de itens de segurança.
Porém, segundo o autor o pedido da audiência, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a iniciativa ainda patina na burocracia brasileira. “Além disso, embora o Programa traga grandes vantagens para as empresas do setor, os resultados apresentados ainda são pífios para o consumidor”, avalia.
Foram convidados para debater o tema:
- o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Prata;
- o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Carlos Botelho Megale;
- o diretor de Assuntos Institucionais da General Motors do Brasil, Luiz Moan Yabiku Junior; e
- o gerente de Relações Governamentais da Hyundai-Caoa, Pedro Sacramento.
A audiência será realizadaàs 9h30, no Plenário 13.
Da Redação/ND