Relações exteriores

Relações Exteriores deve realizar encontro com parlamentares da Unasul

22/08/2013 - 11:35  

Luis Macedo
Eleição do deputado Nelson Pellegrino
Nelson Pellegrino: parlamentos dos países-membros devem contribuir para o fortalecimento da Unasul.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional quer promover um seminário com a participação dos presidentes das comissões de relações exteriores dos parlamentos dos países que integram a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O objetivo é “fortalecer a unidade e os interesses dos países sul-americanos”, segundo o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da comissão e autor de requerimento com essa finalidade aprovado nesta quarta-feira (21).

Pellegrino entende que a Unasul e o Mercosul “encontram-se diante do desafio de fortalecer seus mecanismos de governança, conferindo eficácia e robustez às decisões e às negociações conjuntas com outros foros regionais ou países”.

Apesar dessas fragilidades, ele destacou que a Unasul já teve papel relevante em evitar uma guerra civil separatista na Bolívia, além de ter mediado com êxito conflitos entre Equador, Colômbia e Venezuela. “A Unasul fortaleceu-se como mediadora de conflitos e propulsora de mudanças”, analisa Pellegrino, para enfatizar que os parlamentos da região têm uma contribuição importante a prestar. “Nós queremos, por meio da diplomacia parlamentar, identificar temas e estratégias para uma agenda comum de ação parlamentar no âmbito do bloco”, explicou o deputado.

A Unasul foi criada em 2008 e é integrada pelos 12 países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), que juntos somam uma população de 397 milhões de habitantes.

Da Redação/DL
Com informações da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.