Policiais e Ministério Público precisam parar de brigar em público, diz procurador
20/08/2013 - 16:13
O procurador da República no Rio de Janeiro Marcello Paranhos de Oliveira Miller disse há pouco que “é preciso encontrar uma pauta comum na disputa entre policias federais e civis e Ministério Público, parar de brigar em público, e se chegar a um debate mais civilizado”.
Ele participa de audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir o Projeto de Lei 5776/13, que regulamenta a investigação criminal no Brasil, definindo as atribuições da polícia e do Ministério Público (MP).
Marcello Paranhos apresentou algumas sugestões para a investigação criminal: segundo ele, “regras expressas de atuação podem ser mais eficazes do que a dispersão de atuações”; além disso, “a interação entre os agentes deve ser mais fluida”; e criticou o caráter burocrático e cartorial do inquérito policial. Na sua avaliação, “é devido a essas características que dezenas de inquéritos vão parar no lixo”. Ele defende que haja um plano de investigação consensual entre os policiais e o MP.
A audiência continua no Plenário 3.
Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Newton Araújo