Agropecuária

Câmara aprova título de Capital do Gado Jersey a cidade de SC

14/08/2013 - 10:51   •   Atualizado em 14/08/2013 - 13:57

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 3838/12, que concede ao município catarinense de Braço do Norte o título de Capital Nacional do Gado Jersey. A espécie é formada por animais de menor porte utilizados como gado leiteiro em razão da qualidade do leite que produz.

A proposta, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Fabio Trad (PMDB-MS). Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado, a menos que haja pedido para que seja analisado pelo Plenário. A matéria havia sido aprovada também pela Comissão de Cultura.

Ronaldo Benedet argumenta que Braço do Norte é o maior criador da raça Jersey, com mais de 20 mil cabeças de gado leiteiro. Além disso, o município realiza a maior exposição da espécie da América Latina, na Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região (Feagro).

Vantagens
Reforçando os argumentos do autor, o relator na Comissão de Cultura, deputado Jorginho Mello (PR-SC), lembrou que o produtor catarinense aderiu à raça em razão de ela possuir vantagens como rusticidade, precocidade,
longevidade e fácil manejo.

“A maior bacia leiteira catarinense está localizada exatamente em Braço do Norte, que possui cerca de 540 propriedades rurais nesta atividade e produção de aproximadamente 80 mil litros de leite por dia”, afirmou Mello na época da aprovação da matéria pela Comissão de Cultura.

Jorginho Mello destacou ainda a boa genética do gado Jersey da América Latina, “vantagem que tem despertado a atenção de outros estados brasileiros”.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3838/2012

Íntegra da proposta