Saúde

Butantan tem capacidade de produzir vacina contra H7N9, diz diretor

13/08/2013 - 15:31  

O diretor do Instituto Butantan, Jorge Elias Kalil Filho, afirmou há pouco que, neste ano, o Instituto já produziu 7 milhões de vacinas da Influenza (gripe) e que a capacidade atual de produção é de 20 milhões de unidades, podendo alcançar 40 milhões. Kalil Filho reconheceu, no entanto, a necessidade de a produção chegar a 60 milhões de doses. Ele participa de audiência pública conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O diretor destacou que a fabricação das vacinas está concentrada especialmente no hemisfério norte e que, no hemisfério sul, apenas o Brasil e a Austrália produzem a vacina da gripe. Segundo ele, embora existam pesquisas para a produção de uma vacina universal, a tecnologia permite apenas a produção de vacinas específicas para os tipos de vírus.

Ainda segundo Kalil Filho, o Instituto Butantan tem a capacidade de produzir a vacina contra a nova gripe aviária, a H7N9. Ele disse ainda que está sendo aumentado o nível de segurança da fábrica para manipular com tranquilidade o novo vírus. Kalil Filho lembrou que a H7N9 é transmitida em virtude de contato com animais e há registros de casos além da China, na Holanda, no Canadá e na Itália.

Casos graves

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que, embora sejam registrados entre 3 a 5 milhões de contaminações pela Influenza por ano no mundo e 250 mil mortes, a doença é a que mais tem vacinas no mundo. No entanto acrescentou, o objetivo da vacinação não é frear a transmissão, mas reduzir as formas mais graves de apresentação da doença. Sobre a H7N9, Barbosa destacou que, apesar do temor de haver pandemia, não foram registrados novos casos da doença desde o final do mês de maio.

A audiência é realizada no Plenário 7.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.