Relações exteriores

Câmara aprova acordo de combate a crimes nas fronteiras com Peru e Colômbia

Países terão ações coordenadas de segurança nos rios comuns ou fronteiriços.

17/07/2013 - 12:04   •   Atualizado em 17/07/2013 - 13:15

O Plenário aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 2820/10, que permite ao Brasil ratificar acordo firmado em 2008 com os governos do Peru e da Colômbia para intensificar o combate a crimes cometidos em rios comuns ou fronteiriços. O texto segue para o Senado.

O deputado Osmar Terra (PMDB-RS) disse que o acordo é importante e urgente porque aumenta o enfrentamento ao tráfico de drogas, sobretudo de cocaína, na região. Já o deputado Mandetta (DEM-MS) defendeu a aprovação do acordo para também reduzir o contrabando de armas. O projeto recebeu parecer favorável do deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O texto prevê que os países desenvolvam ações coordenadas envolvendo organismos de segurança das três nações, entre as quais o intercâmbio de informação tática e de inteligência; a troca de dados relativos ao desenvolvimento de operações, alertando previamente as unidades fronteiriças; e o compartilhamento de experiências na área.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta