Política e Administração Pública

Orçamento pode votar relatório preliminar da LDO nesta tarde

16/07/2013 - 12:04  

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) se reúne hoje, às 14h30, no Plenário 2, para votar o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o que vem sendo adiado há cinco semanas. Antes, às 14 horas, os representantes dos partidos no colegiado se reúnem na presidência da comissão.

O presidente da CMO, senador Lobão Filho (PMDB-MA), disse que a LDO enfrentou obstrução de quase todas as bancadas na Câmara, embora, segundo ele, o PT e os senadores estivessem dispostos a votar a proposta.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), chegou a tentar incluir a LDO na pauta do Plenário diretamente, sem a votação da comissão. A reação do PMDB na Câmara, no entanto, foi imediata: o líder do partido, deputado Eduardo Cunha (RJ), declarou, na sessão da Casa da última quarta-feira (10), que faria obstrução e foi apoiado por vários partidos.

“Se queremos valorizar o trabalho dos parlamentares, priorizando a discussão e as audiências públicas, não podemos votar uma proposta como a LDO sem emendas nem discussão. Seria dar autonomia desmedida ao Executivo”, argumentou o relator da proposta, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). Ele prevê que a votação só seja concluída em agosto.

Após a votação do relatório preliminar, há um prazo de até 10 dias para emendas ao relatório final, que já inclui regras sobre gastos e obras irregulares, e ainda poderá haver pedidos de vista e obstrução.

Com o prazo apertado, deputados e senadores concordam com o relator e acreditam que não será possível a Comissão de Orçamento votar o relatório final antes do recesso parlamentar, que começaria na próxima quinta-feira (18).

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.