Direitos Humanos

Série de documentários da TV Câmara é finalista dos Prêmios TAL

04/07/2013 - 17:19  

Acessibilidade deficiente fisico
Documentários denunciam as barreiras cotidianas determinadas pela restrição de algum dos sentidos humanos.

O documentário "Convivendo com as Diferenças", da TV Câmara, é finalista dos Prêmios TAL. A TAL é uma rede de incentivo às produções audiovisuais da América Latina. Sem fins lucrativos, a entidade reúne canais públicos de TV e produtores independentes e pode ser vista pela internet no portal www.tal.tv

A votação das sete categorias vai até 15 de julho. Mas continua até a meia-noite do dia 24 de julho, véspera da cerimônia de premiação, para o prêmio especial do público, que será concedido ao vídeo mais votado entre todas as categorias.

Com roteiro e direção da jornalista Dulce Queiroz, ilustrações de Daniel Carvalho e animação de Tiago Keise, os cinco programas da série Convivendo com as Diferenças abordam o convívio da pessoa com deficiência com outras, denunciando as barreiras cotidianas determinadas pela restrição de algum dos sentidos humanos.

Manual de Convivência
O livro Manual de Convivência, da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), foi um dos recursos usados pela equipe da TV Câmara, como explica o coordenador do núcleo de documentários da emissora, Dulcídio Siqueira.

"A partir desse manual a gente desenvolveu cinco peças, que são animações, elas são desenhos, foram totalmente feitas aqui”, informa Dulcídio. “E a intenção da gente era realmente dar uma colaboração nessa questão, de como uma pessoa pode conviver ou ajudar alguém que tenha uma deficiência."

Os vencedores dos Prêmios TAL receberão uma estatueta criada pelo artista plástico mexicano Felipe Ehrenberg.

Confira os documentários:
* Cegos
Surdos
Deficiente físico não cadeirante
Cadeirantes
Deficientes intelectuais

Reportagem – Wamberto Noronha
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.