Presidente da Câmara assina acordo de cooperação com a Rússia
Iniciativa deve estimular intercâmbio entre Legislativos, com maior troca de informações e encontros periódicos entre parlamentares.
17/06/2013 - 19:54

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Sergey Naryshkin, assinaram no fim da tarde desta segunda-feira (17), em Moscou, protocolo de cooperação entre as duas instituições. Ao longo do dia, a delegação de parlamentares brasileiros participou de várias reuniões de trabalho com deputados da Duma sobre as relações bilaterais. Foram tratados temas como cooperação agrícola, defesa e segurança.
O protocolo assinado prevê a troca de informações sobre legislações, sistema eleitoral e melhores práticas. Além disso, possibilita a realização de encontros periódicos entre parlamentares dos dois Legislativos.
Segundo Henrique Eduardo Alves, a iniciativa deve estimular o intercâmbio entre as duas casas, inclusive no aprimoramento da técnica legislativa. "Os legislativos dos dois países buscam elevar suas relações ao mesmo nível já alcançado pelos respectivos Executivos", observou. "Desde a formalização do Brics (bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Executivos do Brasil e da Rússia vêm ampliando suas relações bilaterais na economia, política e cultura."
Há 13 anos, uma delegação da Câmara dos Deputados não visitava a Duma Estatal. Os dirigentes russos destacaram a importância da presença do presidente Henrique Eduardo Alves na missão, ressaltando o fato de o Brasil ser um parceiro estratégico dentro do Brics.
Grandes eventos
A troca de experiências na organização e segurança de grandes eventos também foi objeto de discussão, uma vez que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro; e a Rússia sediará da Copa do Mundo de 2018 e as Olimpíadas de Inverno de 2014, na cidade de Sóchi.
Florestas e mineração
Os parlamentares russos demonstraram interesse sobre temas aprovados recentemente, como o novo Código Florestal, e outros que devem entrar em discussão em breve, caso do novo marco regulatório para a mineração.
O presidente da Câmara observou que os dois países têm "dimensões continentais, com culturas variadas e, portanto, características muito parecidas". "Esperamos aproveitar esta visita para uma troca de experiência diante da realidade dos nossos países e da realidade internacional, onde o Brasil já está situado como protagonista muito respeitado."
Ao final do encontro, Henrique Eduardo Alves convidou o presidente da Duma Estatal para participar da semana de comemorações dos 25 anos da Constituição Federal de 1988, em outubro.
Cronograma da visita
Na terça-feira (18) Henrique Alves e comitiva terão reunião com os diretores do Conselho da Federação Rússia (o Senado Federal russo). Em seguida, a delegação oficial parte para São Petersburgo.
Na quarta-feira (19), os parlamentares se encontram com os dirigentes da Corte Constitucional da Federação da Rússia. No último dia da visita, quinta-feira (20), a comitiva se reúne com o Vice-Governador, Markov e com o presidente da Assembleia Legislativa de São Petersburgo, Markarov. A missão termina com uma visita ao Hermitage Estatal.
Comitiva
Integram a delegação, além de Henrique Alves, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), e os deputados Felipe Maia (DEM-RN), Bruno Araújo (PSDB-PE) e Fábio Ramalho (PV-MG).
A delegação retorna ao Brasil na manhã de sexta-feira (21).
Da Redação - RCA
Com informações da assessoria da Presidência