Segurança

Comissão aprova aumento de percentual de mulheres na PM do DF para 30%

12/06/2013 - 11:16  

Arquivo/ Gustavo Lima
Keiko Ota
Keiko Ota: concursos terão cota para policiais femininos.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, no último dia 5, proposta que aumenta de 10% para 30% o percentual de mulheres em cada quadro da Polícia Militar do Distrito Federal. O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Keiko Ota (PSB-SP), ao Projeto de Lei 3408/12, da deputada Erika Kokay (PT-DF).

O substitutivo estabelece que, até que esse percentual seja atingido, os editais relativos a concursos públicos fixarão o percentual mínimo de 40% das vagas de cada quadro para policiais femininos. O texto altera a Lei 9.713/98.

A relatora ressalta que a proposta corrige distorções em relação à Constituição, que proíbe discriminação em razão de gênero. “Além de promover o necessário saneamento do ordenamento jurídico, também coopera para a melhoria do ambiente de trabalho em razão da eliminação de um provável foco de tensão e desavenças que poderia prejudicar o ambiente da corporação militar estadual”, argumenta.

Tramitação
aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a proposta segue agora para análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3408/2012

Íntegra da proposta