Meio ambiente e energia

Produção de lixo no Brasil aumentou em 60 mil toneladas desde 2007

06/06/2013 - 12:05  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Seminário: Desafios para a implementação da Lei dos Resíduos Sólidos
Segundo ambientalista presente a seminário, 47% da população brasileira separam lixo seco de molhado, 

O volume de lixo produzido no país cresceu de 213 mil toneladas por dia em 2007 para 273 mil toneladas por dia em 2013. Os dados relativos aos últimos cinco anos foram apresentados pelo gerente de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Dalberto Adulis. O analista participa do seminário "Desafios para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos", na Comissão de Meio Ambiente.

Citando pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, de 2012, Adulis lembrou que 47% da população separam lixo seco de molhado. O ambientalista defendeu que esse processo seja generalizado. Mas para isso, alertou que, além da educação ambiental junto aos consumidores, a coleta de lixo tem que funcionar melhor nos municípios e os investimentos na indústria de reciclagem precisam avançar. "Não adianta separar se não puder ser reaproveitado", enfatizou. Dalberto Adulis reforçou, além disso, que os consumidores precisam se lembrar que "todo processo de consumo tem impacto”.

Segundo o Instituto Akatu, em 2012, cerca de 2/3 da população não usavam o verso da folha de papel (65%) e não compravam produtos com material reciclável (71%).

O seminário "Desafios para a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos" prossegue no Plenário 2.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem- Ana Raquel Macedo
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.