Direitos Humanos

Adiado para dia 12 debate sobre demarcações indígenas com ministro da Justiça

05/06/2013 - 17:18  

A reunião dos integrantes da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir demarcações de terras indígenas foi adiada para a próxima quarta-feira (12), às 17h30. O motivo: o ministro foi convocado mais uma vez, com urgência, para ir ao Palácio do Planalto.

Hoje, o ministro visitou o Mato Grosso do Sul para acompanhar in loco as negociações para a reintegração de posse de uma fazenda em Sidrolândia, ocupada por indígenas da etnia Terena. A reintegração foi suspensa por decisão judicial. A tensão entre agropecuários e indígenas tem aumentado nos últimos dias.

Os deputados querem definir novos critérios para a demarcação e ampliação de terras indígenas, hoje a cargo da Fundação Nacional do Índio, órgão subordinado ao Ministério da Justiça.

Na terça-feira (4), o ministro esteve na Câmara para tratar do assunto, mas teve que se retirar antes de discutir o assunto com os parlamentares porque foi chamado ao Palácio do Planalto. Os deputados pediram a paralisação das demarcações de terras indígenas.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.