Alves e Mantega discutem envio de plano para agricultores do semiárido
A renegociação das dívidas dos produtores nordestinos deve ser incluída na MP 610/13, em análise no Congresso.
05/06/2013 - 10:59

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reuniu-se nesta manhã com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a renegociação de dívidas dos agricultores do nordeste, que foi anunciada ontem pela presidente Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra 2013/14.
O plano vai suspender a execução de dívidas bancárias dos agricultores até o final de 2014, além de oferecer descontos para a liquidação de operações vencidas e renegociações. Já o pacote de medidas específicas para renegociar as dívidas dos agricultores do semiárido deve ser enviado ao Congresso na próxima semana.
O presidente da Câmara explicou que a intenção de Dilma era mandar um projeto de lei sobre o assunto, mas Alves quer abreviar essa tramitação para que a medida tenha efeito mais imediato diante da situação crítica dos agricultores nordestinos.

Além de Henrique Alves, participaram da reunião o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que é relator da MP 610/13, sobre ações emergenciais para socorrer municípios atingidos pela seca no Nordeste.
O senador disse que está negociando com o ministro da Fazenda para incluir a renegociação das dívidas do agricultores do Nordeste na MP 610. Oliveira disse ainda que pretende apresentar seu relatório à comissão mista em breve, mas não marcou uma data. A MP perde a validade no dia 15 de agosto.
Saiba mais sobre a tramitação de MPs.
Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição – Natalia Doederlein