Política e Administração Pública

CCJ aprova fixação obrigatória de subsídio de vereador antes da eleição

22/05/2013 - 11:06  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 78/11, do deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), que determina que a fixação do subsídio dos vereadores de uma legislatura para a outra seja feita antes das eleições.

A proposta altera a Constituição, que atualmente prevê apenas que o subsídio dos vereadores seja fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, mas não define em que momento isso deve ser feito.

Os parlamentares da comissão acompanharam o voto do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), pela admissibilidade da proposta.

O autor afirma que o legislador constituinte pretendeu que os referidos aumentos ocorressem antes das eleições, quando ainda não se sabe quais parlamentares irão ocupar as cadeiras dos parlamentos municipais. Para o deputado, deixar a discussão em torno do valor do subsídio dos vereadores para depois das eleições municipais dá ensejo a conchavos políticos.

Tramitação
A proposta será analisada por uma comissão especial e depois seguirá para votação em dois turnos no Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 78/2011

Íntegra da proposta