Economia

Ministro da Fazenda diz na Câmara que inflação está sob controle

Após reunião com a bancada do PT, Guido Mantega afirmou que o índice está um pouco acima do previsto, mas que o aumento de preços está concentrado no setor de alimentos e não há risco de atingir outras áreas.

09/05/2013 - 13:37  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Ministro da Fazenda, Guido Mantega participa de discussão sobre as perspectivas da economia brasileira para o ano de 2013
Mantega participou de reunião com a bancada do PT para falar sobre o cenário econômico neste ano.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (9), na Câmara, que a inflação está sob controle. Sem citar números, ele admitiu que o índice no primeiro trimestre ficou um pouco acima do previsto, mas abaixo da inflação registrada em anos anteriores. “A trajetória é semelhante: a inflação sobe no fim do ano, se mantém alta nos primeiros meses e depois cai. Há variações por causa de chuvas, secas e problemas externos”, destacou, após falar sobre o cenário econômico para 2013 em reunião com a bancada do PT.

Divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,55% em abril. O resultado é superior à taxa de 0,47% de março, mas, em abril do ano passado, a inflação registrada foi de 0,64%. Em 12 meses, a inflação oficial acumula taxa de 6,49%. Depois de registrar um índice de 6,59% em março, o IPCA dos últimos 12 meses voltou a ficar dentro da meta de governo, que varia de 2,5% a 6,5%.

Segundo Mantega, a inflação está concentrada no setor de alimentos e não corre o risco de se difundir para outros setores. O governo, disse ainda, tem tomado medidas para evitar o crescimento da inflação. “O Plano Safra vai estimular a produção agrícola brasileira. Neste ano vamos bater recorde novamente”, afirmou, lembrando que a produção de grãos, no primeiro semestre de 2013, cresceu 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

PIB
Guido Mantega disse ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) terá, neste primeiro trimestre, um desempenho melhor do que no quarto trimestre de 2012. Ele destacou o crescimento da produção industrial de 0,8% no início deste ano, com perspectiva de crescimento anual de 3%.

O ministro ressaltou também o bom desempenho da agricultura e do investimento no período analisado, mas disse não saber ainda do setor de serviços.

Ele destacou que o Brasil está em uma trajetória de crescimento, dificultada, no entanto, pelo cenário internacional. “As economias estão paralisadas, mas o Brasil criou condições. Tem um mercado interno forte, uma massa salarial que continua subindo. Nosso consumidor pode substituir o consumidor internacional”, apostou.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcos Rossi
Com informações da Agência Brasil

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.