Deputado diz ser investigado pela Abin por ação sindical em portos
17/04/2013 - 17:28
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, afirmou ser um dos investigados pela Abin, porque lidera as negociações da greve dos portuários. Ele questionou o ministro José Elito por declarações contraditórias publicadas na imprensa.
"A investigação de líderes sindicais está proibida por convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Vou denunciar o governo brasileiro por violaçãoo dos direitos dos trabalhadores à entidade", declarou o deputado.
O ministro José Elito negou as acusações e reafirmou que o governo jamais investigaria os líderes sindicais. “O problema sindical não é uma questão de segurança de Estado”, garantiu.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) se disse preocupado que a Abin atue como o SNI, o Dops e outros órgãos que infiltravam agentes nos movimentos sindicais durante a ditadura.
O presidente da Abin, Wilson Roberto Treza, afirmou jamais ter recebido pedido de investigação político ou partidário, mesmo escutas telefônicas . “Nunca investigamos o senhor (deputado Paulo Pereira) que não é qualquer sindicalista, mas detentor de mandato parlamentar", afirmou.
A audiência foi encerrada há pouco.
Reportagem - Geógia Moraes
Edição - Rachel Librelon