Segurança

Deputado Nelson Pellegrino assume Comissão de Inteligência

Comissão aprova convite a chefe do Gabinete de Segurança Institucional para explicar monitoramento de portuários em Pernambuco.

10/04/2013 - 22:01  

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), assumiu, nesta quarta-feira (10), a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI).

Em seu discurso de posse, Nelson Pellegrino apontou como uma das tarefas mais importantes e urgentes do colegiado a votação do seu regimento interno. Ele anunciou que dará prioridade ao tema, devendo reunir-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nos próximos dias para pedir agilidade na tramitação de projeto de resolução que cria o regimento interno da comissão.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que presidiu o colegiado durante 2012, ressaltou a importância da atividade de inteligência para as sociedades organizadas. Na opinião de Ferraço, um tema importante para a discussão no colegiado neste ano seria comparar os modelos de sistema de inteligência em vários países desenvolvidos com o adotado atualmente pelo Brasil.

Abin
A comissão ainda aprovou um convite ao general chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de atividade de vigilância de sindicalistas no Porto de Suape, em Pernambuco pela Agencia Brasileira de Inteligência (Abin), noticiada recentemente pelo jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a denúncia, o objetivo da operação seria o de evitar que a categoria incentivasse paralisações em outros portos brasileiros.

A próxima reunião do colegiado está marcada para quarta-feira (17), às 15h.

Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.