Proteste: queixas de consumidores à ANS cresceram mil por cento em 5 anos
10/04/2013 - 20:54
A representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Polyanna Carlos da Silva, afirmou que a entidade está preocupada com o crescimento de reclamações do consumidor junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Em cinco anos, as queixas cresceram quase mil por cento", informou. A negativa de atendimento é a principal dessas reclamações, disse ela.
De acordo com Polyana, 78% dos casos foram resolvidas com a mediação da ANS. "Isso conflita com os dados apresentados pela FenaSaúde [Federação Nacional de Saúde Suplementar]", alertou.
Ela ressaltou ainda que, a urgência na solução dos problemas, faz com que os consumidores recorram à Justiça. "O paciente não pode esperar a atuação dos órgãos de defesa do consumidor, o que aumenta a judicialização da área", lamentou.
Números do setor
Por outro lado, o diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin, apresentou números positivos do setor. Ele informou que a média de consultas anuais de quem tem plano de saúde é 5,3 contra 3,5 de quem não tem. Cechin também disse que 95% dos pedidos para autorização de exame são atendidos.
Os dirigentes participaram de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, nesta quarta-feira para avaliar a fiscalização de planos de saúde.
Reportagem – Geórgia Moraes
Edição – Regina Céli Assumpção