Diálogo pode reduzir iniciação de jovens no álcool, diz especialista
09/04/2013 - 15:35
O coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita, disse há pouco que, atualmente, a melhor forma de reduzir a iniciação de adolescentes no consumo de álcool é interferir nos chamados “rituais de passagem” para a idade adulta.
Segundo o representante do Ministério da Saúde, técnicas que interferem nesse processo, como discussão desses temas com grupos de jovens na escola e dentro das famílias, reduziram o consumo de álcool e outras substâncias em 30% nos países europeus. “Essas técnicas levam também a melhor desempenho escolar, menor índice de evasão, redução da violência nas escolas, e de gravidez na adolescência”, acrescentou.
Kinoshita afirmou que o ministério está discutindo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estratégias para trazer essas técnicas para o Brasil. “Nossa expectativa é que no ano que vem já sejam amplamente divulgadas”, sustentou.
Roberto Kinoshita participa de audiência da Comissão de Seguridade Social e Família para discutir o consumo de álcool por adolescentes no Plenário 7.
A audiência foi solicitada pelo o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP). Na avaliação dele, é crescente o consumo de álcool na adolescência, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) proibir a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos.
Reportagem - Maria Neves
Edição – Rachel Librelon