DF tem pontos vulneráveis para incêndio, afirma Corpo de Bombeiros
12/03/2013 - 17:02
O representante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, tenente-coronel Edgar Sales Filho, destacou há pouco, em audiência pública na Câmara, que o Distrito Federal (DF) tem diversos pontos vulneráveis no que diz respeito à prevenção de incêndios.
"Esta Casa, onde são tomadas as principais decisões do País, não se enquadra no que se prevê nas normas de prevenção contra incêndios. Além disso, existem, em Brasília, pequenas bombas-relógios como o Setor Comercial, e os ministérios, com prédios antigos", declarou.
Projetos
Edgar Sales Filho destacou a necessidade de arquitetos e engenheiros darem mais importância à prevenção contra incêndios nos projetos. Ele, explicou que, assim que o arquiteto elabora os primeiros traçados do projeto, vai aos bombeiros para que a corporação conceda o alvará de construção. Depois disso, o arquiteto elabora o projeto de incêndio para que seja fornecido o habite-se. Em seguida, cada unidade do prédio tem que ter um alvará de funcionamento.
"O fato de a unidade ter alvará de funcionamento não acrescenta muito. A documentação aceita tudo. As vistorias tem que ser feitas com mais frequência, porque muitas vezes as edificações são muito antigas", destacou.
A audiência continua no Plenário 12.
Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Rachel Librelon