Direitos Humanos

PSC indica Pastor Feliciano para presidência da Comissão de Direitos Humanos

05/03/2013 - 20:20  

Divulgação-PSC
Entrevista deputado Pastor Marco Feliciano
Pastor Marco Feliciano (C): a Comissão de Direitos Humanos e Minorias não se resume ao movimento LGBTT.

A liderança do Partido Social Cristão (PSC) anunciou, nesta terça-feira (5), que o deputado Pastor Marco Feliciano (SP) vai presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Pelo critério de proporcionalidade, o partido obteve o direito de escolha da presidência da comissão.

A escolha do novo presidente vem acompanhada de protestos de deputados integrantes da própria comissão, como Jean Wyllys (Psol-RJ). Um abaixo-assinado no site Avaaz já reúne mais de 50.000 assinaturas para tentar impedir que o pastor Marco Feliciano presida a comissão.

Declarações polêmicas do pastor na imprensa e em redes sociais levantaram acusações de racismo e homofobia contra ele.

Segundo o líder do partido, deputado André Moura (SE), o nome do pastor não vai ser rejeitado na comissão. "Eu não creio que o nome do pastor seja rejeitado, mesmo porque esta Casa tem demonstrado respeito a todos os outros procedimentos. Portanto, há de se respeitar decisões da liderança. Eu não tenho dúvida de que será da mesma maneira na escolha agora do PSC".

Prioridades da comissão
O pastor Marco Feliciano se defendeu das acusações e afirmou que a Comissão de Minorias não se resume ao movimento LGBTT. "Eu não tenho, repito aqui, nem nunca tive origem de racista. Nunca tive antes, nunca terei depois. A forma de provar que eu não sou racista serão as ações que vão ser empregadas na Comissão de Direitos Humanos.”

O parlamentar acrescentou que vai debater na comissão assuntos que há muito tempo não são tratados, como direitos dos quilombolas, o problema com os índios. “Nós temos outras minorias que, infelizmente, nesses últimos anos têm sido esquecidas."

Levantamento feito por Marco Feliciano identificou 320 proposições paradas na Comissão de Direitos Humanos. Segundo informou, desse total, apenas 17 estariam em andamento. Para o deputado da bancada evangélica, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias estaria concentrando esforços em alguns temas e esquecendo outros.

Até então, o PT dirigia a comissão, presidida pelo deputado Domingos Dutra (MA), mas o partido preferiu assumir outras comissões, como a de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ).

Na reunião de hoje também foi anunciada a primeira vice-presidente da comissão, deputada Antônia Lúcia (PSC-AC). O partido possuía quatro nomes para deliberar.

Da Rádio Câmara - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.