Ministro da Justiça fala a CPI sobre plano nacional contra tráfico de pessoas
06/03/2013 - 08:43
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, será ouvido hoje, às 10 horas, por integrantes da CPI que investiga o tráfico de pessoas. O ministro falaria à CPI na semana passada, mas sua participação foi adiada para esta quarta. A reunião será no Ministério da Justiça. Os parlamentares querem informações sobre o andamento do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, cuja primeira etapa foi lançada em 2008 pelo governo e durou dois anos. Eles querem saber o motivo de a segunda etapa não ter sido iniciada ainda.
Integrantes da CPI promoveram, na última segunda-feira (25), audiência pública na Câmara Municipal de Altamira com representantes da sociedade civil, das polícias, do conselho tutelar, da prefeitura e do Ministério Público.
Eles afirmaram que a construção da usina de Belo Monte provocou a migração de 30 a 40 mil pessoas para a região, sem que o município tivesse estrutura para receber tanta gente. Segundo os participantes da audiência, o crescimento da população dessa forma tão rápida provocou o aumento de todos os indicadores de violência, do tráfico de drogas e da mendicância.
Entidades como o Movimento Xingu Vivo e representantes da Universidade Federal do Pará se manifestaram durante a audiência pedindo o cumprimento das condicionantes de Belo Monte, para que sejam garantidas compensações à população local.
Da Redação/MM