Agropecuária

Produtores de leite pedem mais assistência técnica

19/02/2013 - 11:30  

Brizza Cavalcante
Alceu Moreira
Moreira: parecer final é resultado das conferências estaduais e nacional.

Os participantes da Primeira Conferência Nacional do Leite também cobraram ampliação da assistência técnica, melhorias na infraestrutura, aumento do crédito e a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que seria responsável por ditar as diretrizes do setor no País, desde a produção até a comercialização.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), Rodrigo Alvim, a ampliação assistência técnica é imprescindível para ampliar a produtividade do setor leiteiro. “Acho que se pode ter assistência pública para atender produtores menores, mas os maiores e médios devem ter assistência privada porque será difícil uma assistência estatal que atenda todo mundo”, ressaltou.

O relator da subcomissão do leite, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), reclamou da falta de técnicos agrícolas. Segundo ele, deveria haver um técnico para cada 100 produtores rurais, mas a proporção atual é de um para cada 1.200.

O analista de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gustavo Beduschi, afirma que as cooperativas de leite já se organizam para contratar técnicos. “As cooperativas fazem seus próprios trabalhos. Os maiores produtores têm mais facilidade de conhecimentos novos. Mas o conhecimento deve chegar a todos”, disse.

Relatório final
As demandas discutidas durante a conferência fazem parte do relatório final da subcomissão sobre o setor que deve ser votado no início deste ano. O relator, Alceu Moreira, explicou que o texto aborda todos os segmentos da cadeia do leite e pode orientar ações do governo ou do Parlamento. “Ele trata de pesquisa, genética, produção de pastagem, questão sanitária, logística, indústrias, laboratórios de análise, importação e exportação. Indica tudo que deve ser feito”, afirmou.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.