Política e Administração Pública

Bancada feminina escolhe nova coordenadora no dia 27

05/02/2013 - 21:20  

Luiz Alves
Janete Rocha Pietá
Janete: o empoderamento político e econômico das mulheres será mote para os eventos do 8 de março.

A nova coordenadora da bancada feminina na Câmara será escolhida no próximo dia 27. As candidatas poderão se inscrever entre os dias 20 e 25, no gabinete da atual coordenadora, Janete Rocha Pietá (PT-SP). As datas foram definidas nesta terça-feira, em reunião do grupo que cuida da transição entre a atual e a nova coordenação.

A deputada Janete Pietá ocupa o cargo desde 2010, e no ano passado iniciou a discussão na bancada para a indicação de uma nova coordenadora. Na época ficou acertado que o mandato da eleita será de um ano, com direito à recondução. As deputadas decidiram ainda criar a figura da vice-coordenadora, que vai representar a bancada na ausência da titular do cargo.

A bancada feminina é formada por 47 deputadas. A Câmara possui 513 parlamentares.

Dia da Mulher
Além de definir o processo de escolha da nova coordenadora, o grupo discutiu as atividades que serão realizadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). As parlamentares decidiram usar o empoderamento político e econômico das mulheres como mote para os eventos comemorativos de 8 de março. Elas deverão defender, durante as atividades, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), e do Projeto de Lei 6653/09, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

A PEC assegura a representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas e das comissões da Câmara e do Senado. Na Mesa da Câmara, eleita nesta segunda (4), não há nenhuma mulher. Já o projeto de lei obriga o tratamento igualitário entre homens e mulheres no mercado de trabalho em aspectos como processo seletivo, formação e promoção.

Nesta quarta (6), a bancada feminina vai procurar as sete senadoras para adotar um calendário comum de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Ações ministeriais
As parlamentares decidiram conversar com ministros do governo Dilma Rousseff para cobrar ações específicas em prol das mulheres.

Entre os ministros que serão procurados está o do Esporte, Aldo Rebelo. As deputadas querem debater com ele ações contra o turismo sexual nos eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil a partir deste ano – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016).

A bancada também vai solicitar reuniões com as ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Da Reportagem - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 590/2006

Íntegra da proposta