Cidades e transportes

Subcomissão de fiscalização prossegue visitas a aeroportos de sedes da Copa

10/12/2012 - 21:27  

A ampliação do terminal do aeroporto de Porto Alegre preocupa a subcomissão da Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara encarregada do acompanhamento, fiscalização e controle dos recursos públicos federais destinados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Nesta semana, integrantes da comissão estão no sul do país para acompanhar as obras em Porto Alegre (segunda-feira - 10) e Curitiba (terça-feira -11). O presidente da subcomissão, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), disse que o aeroporto terá condições de atender o fluxo esperado de 16 milhões de passageiros, mas a ampliação do terminal do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, preocupa, uma vez que parte das obras ainda não saiu do papel.

"A obra é para trazer mais conforto ao passageiro e fazer com ele tenha conforto dentro do aeroporto e ao chegar à cidade também. Grande parte da obra não começou ainda, como a obra de parte do terminal que vai ser construído.” De acordo com o deputado, o prazo de término da obra que foi solicitado pela comissão, com cronograma, ainda não foi definido.

Visitas
A comissão já visitou nove cidades em todo o País e um aeroporto no Nordeste, no Rio Grande do Norte, também preocupa. Segundo o deputado Marcelo Matos, há atrasos nas obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 20 quilômetros da capital potiguar.

"O aeroporto de Natal vai suportar a Copa do Mundo, ele já tem uma estrutura que suporta, não vai ter problemas até nas acomodações, mas preocupante é a obra de São Gonçalo do Amarante, que depende da prefeitura local e de algumas intervenções."

Relatório
De acordo com Marcelo Matos, o relatório deve ficar pronto até o próximo dia 15. Faltam as visitas a Cuiabá e Manaus, mas informações já foram solicitadas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e aos órgãos responsáveis pela liberação das verbas.

Marcelo Matos está otimista em relação à realização da Copa e das Olimpíadas porque o Brasil está acostumado a grandes eventos. O parlamentar assinala que serão grandes espetáculos não só para os brasileiros, como também para os turistas estrangeiros.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.