Conferência das Cidades é aberta hoje para discutir mobilidade urbana
12/12/2012 - 08:14

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara promove a partir de hoje a 13ª Conferência das Cidades, que neste ano vai discutir mobilidade urbana. O evento vai até amanhã, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Hoje, estão previstos debates sobre a aplicação da Lei da Mobilidade Urbana (12.587/12) pelos municípios, a integração dos modais de transporte, os projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e as parcerias público-privadas (PPPs), entre outros.
Já os debates de amanhã vão tratar de relações federativas e integração das políticas públicas da União, de estados e municípios; das finanças municipais e do Fundo de Participações dos Municípios (FPM); e de experiências exitosas em municípios brasileiros, como a implantação do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Entre os palestrantes convidados estão o presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Vitória (ES), João Carlos Coser; o governador do Ceará, Cid Gomes; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; e o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos.
Selo Cidade Cidadã
No intervalo dos debates de quinta-feira, a partir das 11h15, haverá a entrega do prêmio Selo Cidade Cidadã para os municípios que se destacaram na implementação de políticas públicas de mobilidade urbana, acessibilidade e infraestrutura. (Veja os ganhadores na tabela abaixo.)
As cidades vencedoras vão receber um troféu e o direito de usar o selo oficial e a marca Selo Cidade Cidadã - Ano 2012 na divulgação de suas ações por até um ano.
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Domingos Neto (PSB-CE), afirma que o objetivo principal do concurso é incentivar projetos que buscam alternativas inteligentes para a mobilidade. “É uma forma de as cidades mostrarem o que estão fazendo para resolver problemas de trânsito e transporte. Além disso, vamos criar um ambiente de troca de experiências e inovação na Conferência das Cidades”, explica.
Confira a programação completa da conferência.

Da Redação/PT